Terça, 21 de Julho de 2009 - 15h51
O prefeito Veneziano Vital do Rêgo, garantiu apoio financeiro ao Festival de Inverno, previsto para ser realizado pela idealizadora Eneida Agra Maracajá entre os dias 24 e 31 deste mês. Com isso, a Prefeitura de Campina Grande deverá se consolidar como o maior patrocinador do evento, pois investirá cerca de R$ 200 mil reais na realização de mais esta edição de um dos mais tradicionais eventos culturais do Brasil.
Os R$ 200 mil estão divididos entre participação em espécie, além da logística, com pessoal, sistema de sonorização, iluminação, palco, deslocamentos, dentre outras atividades.
Ao ser ouvido pela imprensa campinense, o prefeito campinense declarou que “o Festival de Inverno merece auxílio tanto na logística quanto financeiramente. Ele está muito ligado às raízes culturais, é tradicional, sendo uma oportunidade ímpar para que a comunidade tenha acesso a múltiplas manifestações artísticas, a exemplo da música, dança e teatro", destacou.
Em sua 34ª edição, o Festival tratará do tema "Tradição e Vanguarda". O primeiro Festival de Inverno de Campina Grande foi realizado em 1975, quando o evento trouxe para a cidade grupos de dança, música e teatro de vários lugares do país. Inicialmente, o Festival era sediado apenas no Teatro Municipal Severino Cabral, porém, nas últimas edições, vem se descentralizando, incluindo outros lugares da cidade.
Em 2009, as atividades acontecerão na Praça da Bandeira, SESC Centro e no Circo instalado para o evento no Parque do Povo. No dia da abertura, nesta sexta-feira, 24, no Circo, acontecerá às 19h30min, um espetáculo de acolhida com “Os Clowns” de Campina Grande. Em seguida, às 20h, acontecerá o recital “Coro em Canto”, do Coral da UFCG, vindo, em seguida, às 21h, os espetáculos teatrais “Cantigas do Sol – Dom Quixote de Cordel”, do Estado de Pernambuco.
No sábado, dia 25, na área de dança/música, acontecerão às 10h, na Praça da Bandeira, o Festival de Hip Hop e um show de Biliu de Campina. No mesmo horário, no Circo, haverá encenação da peça “Sonho de uma noite de verão” (Paraná). Já à noite, a partir das 19h, no Sesc Centro, acontecerá o espetáculo de dança “Múltiplos Solos” (Rio de Janeiro). Logo em seguida, às 21, no Circo, na área musical, haverá show com Bnegão e Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro).
No domingo, 26, no SESC Centro, será encenada a partir das 10h a peça “Um mundo debaixo do meu chapéu” (Paraná). Ainda no domingo, a partir das 21h, está programado um show da cantora paraibana Elba Ramalho, cuja apresentação será no Circo.
Para a segunda-feira, 27, está programado o espetáculo teatral “Pluft o fantasminha” (Paraíba), no SESC Centro, às 15h. Haverá teatro ainda na Praça da Bandeira, ás 17, com a peça “O Beijo Molhado” (Paraíba). No mesmo dia, às 21h, na área de dança, no Circo, serão apresentados os espetáculos “Lado B” (São Paulo) e “Papangu” (UFPB).
A programação da terça-feira, 28, começará às 19h, no SESC Centro, com a peça teatral “Sobre tomates, tamancos e tesouras” (São Paulo). Já no Circo, às 21, acontecerá show musical com Luís Melodia (Rio de Janeiro).
No dia seguinte, quarta-feira, 29, às 17h, a peça “A mulher que comeu o mundo” (Rio Grande do Sul) será apresentada na Praça da Bandeira. Também no campo teatro, no auditório do SESC Centro, a partir das 19h, a programação contará com “Federico Garcia Lorca – Pequeno Poema Infinito” (Rio de Janeiro). Na música, a atração será Cabruêra (Paraíba), no Circo, às 21h.
Na quinta-feira, dia 30, na área teatral, a atração vai ser “Silêncio dos Amantes” (São Paulo), no SESC Centro, às 19h. Na música, o publico terá como atração Noite Popular (Paraíba), com show às 21h, no Circo. Finalmente, na sexta-feira, 31, o Festival de Inverno terá o encerramento da sua programação com o espetáculo de teatro Quiprocó (Rio de Janeiro), no SESC Centro, às 19h, enquanto no Circo, às 21, acontecerá o espetáculo de dança com Carlinhos de Jesus (Rio de Janeiro).
0 comentários:
Postar um comentário