segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sapé Rock City

Esse último domingo rolou um show em Sapé com bandas daqui. O Edy tava lá, junto com a comitiva do coletivo mundo e conta como foi essa estória.

Tarde do domingão, por volta de três e meia da tarde, chegávamos em Sapé, cidade localizada na região do Brejo paraibano, com população em torno de 50 mil habitantes e distante 55Km de João Pessoa, capital do estado. Clima quente, sol, mas caía uma chuva repentina e forte. Alguns pedidos de informação depois, estacionamos na frente do CLUBE ATLÉTICO SAPEENSE, fundado em 1950, era o que informava o logo pintado no muro da entrada. Compramos as entradas, R$ 5,00, cada, e entramos.

Um clube antigo e no salão construído para festas, por onde circulavam cerca de trezentas pessoas, um pequeno palco com estrutura de sim e iluminação. Duas bandas, das nove previstas pra tocar, já tinham se apresentado no ROCK PARA TODAS AS TRIBOS - RATICIDA, banda de punk rock, e KOAN, pop rock, ambas de Sapé. No palco OS REIS DA COCADA PRETA (www.myspace.com/osreisdacocadapreta) mandava um roquenrou competente, cheio de guitarras e com fortes influências de bandas como QUEENS OF THE STONE AGE. Recentemente eles disponibilizaram todo o material da banda para download ( http://www.4shared.com/dir/15584005/81518602/Os_reis_da_cocada_preta). Da cena atual de João Pessoa é a banda que tem conseguido abrir espaço nas casas de shows pra mostrar seu trabalho autoral e tem conseguido movimentar um público em torno de seu trabalho, utilizando a internet como uma das principais ferramentas de divulgação.

Logo depois subiu ao palco a BLUE SHEEP (www.myspace.com/bandabluesheep), power trio de hard rock formado por três garotas muito jovens. Elas tem sido a grande sensação da cena. Garotinhas, novas, tocando um roquenrou pesado e eficiente. A banda tem um ano de criada, mas só se apresentaram pela primeira vez em março deste ano. Claro, ainda precisam do molho e da ginga que só a estrada e os palcos irão dar, mas já chamam muita atenção pela seriedade com que encaram o palco. A guitarrista Eveline se comporta como uma verdadeira Guitar Hero, fazendo pose e tocando com muita vontade e competência o repertório que inclui músicas autorais e covers de Jimi Hendrix e ZZ Top, entre outros. Obviamente, a marmanjada toda foi pra frente do palco e delirava com a performance do trio. Comentava com Ilson Barros, vocalista, guitarrista/violeiro da banda ZEFERINA BOMBA (www.myspace.com/zefirinabomba ), com quem fomos pra o show, que em um ano, se aquelas garotas continuarem com essa pegada, estarão tomando conta de muitos palcos por aí afora.

Chega a vez do CERVA GRÁTIS (www.myspace.com/cervagratis ). Roquenrou pesado, barulhento, divertido e com muita energia no palco. A banda tinha o curioso hábito de liberar um isopor com cervejas na frente do palco pra o público, expectativa essa frustrada no show de Sapé. Não rolou a cerveja grátis. No palco foi apenas som alto, energia sobrando e um convidado, nosso amigo Ilson Barros do ZEFIRINA BOMBA, cantando uma música do ROCK ROCKET e uma do ZEFIRINA BOMBA – ‘Dia Inteiro’. Bom show.

Chegada a hora do metal porradão – (www.myspace.com/sodoma) SODOMA. Metal, definitivamente não é o meu forte e, apesar dos caras terem seis anos de estrada e um som extremamente competente, eu não conhecia. Fiquei impressionado com a competência e profissionalismo dos caras. Death/black metal, detalhe, cantado em português e executado com maestria. Apesar disso o vocalista HATE(sic) reclamava, após o show, do som no palco. Para o público tava bem legal, há tempos não ouvia um som assim.

Durante o show conversei com algumas pessoas sobre shows alternativos na região. Um grupo de Pirpirituba, 30km de Sapé, se divertia e disse que ficaram sabendo do evento pela internet. João Alves, 31, coveiro oficial do cemitério da cidade, de máscara e bota, estava lá para ver duas bandas da cidade –LETAL (www.myspace.com/letalcrossover) e LISOSSOMOS (www.myspace.com/bandalisossomos). Erivan, guitarrista do LETAL e organizador do show, perguntado sobre as dificuldades de produzir shows alternativos no interior do estado, respondia conformado, “tem que produzir, né !!! ? Lucro !!! ? Cara, empata, nem prejuízo, nem lucro. Mas vale a pena pra gente que tem banda”, justifica.

Uma das bandas preferidas do coveiro João Alves, subia ao palco, LISOSSOMOS. Um hardcore melódico e enérgico. Eles realmente tem público na cidade. O metal voltava a cena com o ABORTION CHAMBER (www.myspace.com/abortionchamber) subindo ao palco. Aí um detalhe, que na minha opinião prejudicou o andamento do show, afinal já era quase dez horas da noite. A montagem de equipamentos e preparação de palco para o show dos caras demorou muito. Muita gente se sentou, outras tantas saíram. Como já passava das dez horas da noite do domingo e, apesar de gostar do som do LETAL, hardcore competente, um dos melhores da nova cena, os 60km de volta pra casa numa estrada estreita me fizeram optar pela saída antes do final.

Na volta lembrei de um show alternativo em Sapé que tinha participado há alguns anos e me ocorreu uma frase antiga – ‘Onde houver uma tomada com energia elétrica, vai haver alguém plugando um amplificador e fazendo um som e colocando suas idéias pra fora’. Apesar das dificuldades pra se realizar um evento como esse, Sapé tem conseguido fecundar raízes alternativas pra região. Bom pra todo mundo.


Por: Edy

4 comentários:

Unknown disse...

Valeu pela resenha Edy, e Erivan por nos ter recebido bem , foi muito legal o show!!!
E espero poder também levar o nome de João Pessoa e da Paraíba como um todo pelo mundo a fora
=D

Unknown disse...

Uiá....BLUESHEEP..fazendo sucesso aew!!!! reeeeee... =D
e a MAGONA DOS SOLOS(Eveline)arrebentando pelo jeito!!!
Vlw...primaaaa!!!
=P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esquadrão Treloso disse...

Pow, show foi legal. tô apaixonado pela baixista do BLUSHEEP. Toco baixo também, aí tá tudo certo.. hehehehe
Quem sabe, ano que vem minha banda, que por sinal ainda não tenho, apareça aqui no blog. ehehehe
I'm from Sapé.
tô atrás de guitarristas(h/m) e baterista (h/m) pra fazer cover de bandas sinistras./
qualquer coisa: brunolinkinpark7@hotmail.com
só não pode ter frescura om satanismo e "anticristismo". ehehe
Um abraço a todos. o/

Postar um comentário