quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Néctar do Jazz e do Groove!

Venha curtir também o som que traz uma mistura de jazz, funk, afrobeat apoiada nas fortes raízes da música nordestina e blah blah blah!!! Eu poderia começar o texto assim, mas muitas pessoas deixariam de ler nas próximas frases técnicas a se seguirem. Contudo, eu fui a vários shows do Nectar e vi por que esses caras tem de ser respeitados.Cristiano, Orlando, Victor e os irmãos Pedro (Peter) e Stephan Bühler, compoem um projeto interessante, que deixa transparecer a missigenação de culturas dentro da banda na música em que tocam ao vivo. Stephan é radicado no Brasil há 12 anos. Chegando aqui, já passou por bandas como Unidade Móvel, que divergenciou o tipo de som, afastando o músico e Os Mano, banda que tocava ao vivo no Bebe Blues nas antigas. Hoje ele ainda faz parte do Chico Correa & Eletronic Band, mandando muito bem no jazz e improvisações nos seguintes instrumentos: Sax/xaphoon/electronic sounds, soprano e bamboosax.
Orlando é ex-Aerotrio, que veio pra cá pela última vez no "Natal com Jazz". Ex-Cabruêra também, já que hoje quem assume o baixo é Edy. Orlando é artista talentoso, virtuoso e cheio de musicalidade.
Musicalidade, inclusive, é a palavra que define muito bem a banda toda. Dos cinco integrantes da banda, três são da terrinha, totalmente cheios dessa virtude. Pessoas que deram início ao movimento de bandas malucas daqui, em meados de 99. (eu não preciso mais citar que bandas são essas, preciso?) Os outros dois puderam contribuir com sua visão world-music, além de dar o tempero gringo que é sempre otimamente bem-vindo. (ou seria "benvindo" no novo português?)
A banda Néctar do Groove nasceu em outubro de 2006 numa canja no lendário bar “Território” em João Pessoa/PB. Depois do grande êxito deste primeiro encontro, a banda começou a experimentar para aperfeiçoar o som instrumental. Fontes também alegam que a banda sofreu influências fortíssimas do bairro do varadouro, ali pelas bandas do atelier multicultural do Nai. Com precedentes como esses, já dá pra sacar um pouco da qualidade.

Alem de composições próprias como Afrojam, Terra, Rosa, Vôo da Vuiva o repertorio inclui alguns clássicos de grandes mestres da “world music” como Manu Dibango e Eumir Deodato, sempre com o inconfundível e marcante “tempero” da música nordestina. Inlcusive, quando o Cristiano começou na violinha, achei um importante passo de diferenciação.

Quando falo de música assim, as vezes parece que tô falando mais de um cardápio de restaurante. O fato, é que o Néctar é uma das bandas que mais cria em cima do palco. E isso é ainda um pouco raro por aqui. O grupo se apoia na vivência entre si. Em 3 anos tocando juntos, a química entre eles permite a ousadia de criarem ao vivo. Isso é bom, isso é Jazz!

Bem, é uma banda que vale a pena. Uma banda que não dá pra se cansar rápido. Faz um show empolgante, animado, dançante e principalmente não-careta.

Salve o Néctar do Groove.Contatos:

Stephan Thomas Bühler
Telefone: (83) 32440362
E-MAIL: nectardogroove@gmail.com

Orlando Freitas
Celular: (83) 88585303
E-MAIL: omzeno@yahoo.com.br

Peter Bühler
Telefone fixo: (83) 32261643
Celular: (83) 99216024
E-MAIL: peterbuehler@mac.com

0 comentários:

Postar um comentário